ADSCS

A Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém ( ADSCS) define-se como um serviço à sociedade e à família, uma instituição aberta a todos os níveis sociais, uma comunidade educativa em que todos participam, direção, pais, educadores, pessoal não docente e crianças, cada um a seu nível e a seu modo, na vida da instituição.

Os seus objetivos são os de apoio às populações, nomeadamente às mais desfavorecidas, apoio este a nível social, comunitário, nos domínios da educação, da formação profissional, na criação de espaços de acolhimento de crianças e jovens tanto na educação formal como na não formal e de onde salientamos, atividades culturais, recreativas, desportivas, debates, encontros, colóquios, seminários, bem como apoio aos cidadãos na velhice e invalidez.

BRINCAR

“Pelo brincar, a criança reorganiza as suas experiências. Oferecer oportunidades para a criança brincar é criar espaço para a reconstrução do conhecimento.” (Vygotski)

A LUDOTECA

A nossa ludoteca é um lugar onde as palavras brincar, jogar, saltar, rir, inventar ... não são só palavras mas sim uma realidade.

Aqui podemos gerir o nosso espaço e o nosso tempo, podemos descansar ou então vibrar com tantas brincadeiras. A oportunidade de brincar permite que a criança, pessoa em desenvolvimento, possa ir construindo significados, agindo e pensando, sobre e na acção, consigo própria, com os objectos e com os outros.Brincar reflecte a liberdade da criança relativamente à escolha da actividade, ao controlo exercido na acção e à motivação que lhe está subjacente. Brincar é coisa séria porque é com seriedade e rigor que a educação e o desenvolvimento humano devem ser encarados. Brincar é crescer mas brincar também é sentir, é descobrir e é conhecer.A Ludoteca – Clube de Aventuras visa proporcionar oportunidades educacionais e de socialização a crianças, funcionando em articulação com as famílias, escolas e jardins de infância .


Pretende-se que a Ludoteca possibilite uma intervenção sócioeducativa dinâmica, aberta à comunidade e de relevante interesse pedagógico e cultural, sendo um espaço libertador, criativo e comunicacional.

16/09/2002 - 16/09/2014

KEEP CALM QUE HOJE A LUDOTECA FAZ 12 ANOS Poster

quinta-feira, 3 de março de 2011

O Que é o CARNAVAL


A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.
MardiGrasPaull1897Cover.jpg
Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras, último dia antes da Quaresma.[4] Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O nosso Castelo

Dia dos Namorados

halloween 2010

Baú dos Desejos - Natal 2010

Carnaval 2010 na LUDOTECA